Empresa Palestras Treinamento Consultoria Coaching Agenda Contato
    Portal Fox  |   Clientes   |   Equipe   |   Imprensa   |   Parceiros

Otimismo: A sexta competência mais valorizada nas empresas

29 de fevereiro de 2012

pessimista-otimista

A consultoria McKinsey fez uma pesquisa com 140 executivos com o objetivo de mapear as características comportamentais mais valorizadas num profissional dentro da empresa, isto é, eles queriam descobrir quais as aptidões mais importantes para um profissional de sucesso, que consequentemente traz mais resultados para a organização.

Foram destacadas oito competências básicas, mas a que me chamou mais atenção foi o OTIMISMO.

Há muito tempo reservo alguns minutos para falar sobre esta característica em minhas palestras e treinamentos, pois não há dúvida nenhuma de que profissionais otimistas são muito mais produtivos do que os profissionais pessimistas.

O pessimista quando vê uma dificuldade ele simplesmente para ou age de uma forma mais lenta, pois não acredita que é possível entrar em ação, já o otimista vê a mesma situação e inicia uma busca incessante para resolver o problema, pois ele acredita que esta situação pode ser resolvida.

É como diz a velha frase: “Prefiro ser um otimista que às vezes erra, do que um pessimista que acerta sempre”.

Em meu livro Resiliência – Como superar pressões e dificuldades no trabalho conto a história de Robson Zinder um empresário que perde o seu supermercado num incêndio e vê todo um sonho ruído em chamas. Se Robson fosse um profissional pessimista provavelmente pararia ou andaria muito lento, mas ele é uma pessoa otimista, acredita que é possível reverter a situação e começa a organizar almoços para a sua rede de contatos com o intuito de arrecadar recursos para a reconstrução. Hoje, Robinho chega a agradecer o incêndio, pois reconstruiu o seu negócio deixando-o ainda maior e melhor.

TREINAMENTOS
Ricardo Piovan

20.03.2012 - Vendas Assertivas
03.04.02.2012 - Administração do Tempo
12.04.2012 - Liderança Assertiva

Os otimistas sempre criam melhores soluções para resolver os problemas do trabalho, pois segundo um estudo da mesma consultoria McKinsey, o medo que surge com o pessimismo faz com que o cérebro crie apenas raciocínios de sobrevivência e não age para solucionar os problemas.

E você é uma pessoa mais pessimista ou otimista ? Você acredita que é possível reverter situações complexas ou paralisa mediante as adversidades no trabalho?

Lembre-se da velha máxima em Programação NeuroLinguistica:

“ Se você acha que pode, você está certo, se você acha que não pode você também está certo.”

Abraços e até a próxima.

Ricardo Piovan
Palestrante, Escritor e Coach Organizacional
ricardo.piovan@portalfox.com.br

RECEBA VÍDEOS SEMANALMENTE DE Ricardo Piovan acessando aqui

Acompanhe também pelo:   Facebook - Twitter


  cliquefour