Demitir: 3 tipos de funcionários que você precisa dispensar

Demitir: 3 tipos de funcionários que você precisa dispensar

 

Uma liderança eficaz em uma empresa é aquela que promove o crescimento da organização, motiva os funcionários e cria um ambiente de trabalho positivo. Para ser um líder eficaz, é preciso ter um conjunto de habilidades que incluem a capacidade de inspirar e motivar os outros, bem como a capacidade de gerenciar eficientemente um negócio. Pensando nisso, hoje falaremos sobre os três tipos de funcionários que você deve demitir, bem como, as características e atitudes desses profissionais.

Quando se fala em saber gerenciar um negócio está incluso, também, atividades que envolvem a demissão e o recrutamento de novos funcionários, já que para o bem de uma empresa, o líder deve também saber reconhecer quando aquele trabalhador não se adequa a cultura da empresa.

Dessa forma, é preciso ter um olho muito clínico para identificar padrões que explicitam que um líder deve demitir alguém.

As atribuições de um líder

Ao contrário do que muitos pensam, um líder desempenha papeis preponderantes em uma empresa. Além de ficar de olho no andamento da empresa, é de suma importância um líder focar na atuação e desempenho dos funcionários.

Desse modo, podemos dizer que um bom líder pode ser considerado o termômetro da empresa, já que ele tem a capacidade de motivar, inspirar e guiar as pessoas para atingir os objetivos da organização, visando, assim, proporcionar o autoconhecimento e a autocrítica. Portanto, nesse sentindo, o líder deve ter um bom senso de liderança, comunicação, habilidades interpessoais e de tomada de decisão.

Para tanto, ele dispende de dinâmicas em grupo, treinamentos, feedbacks, dentre outras estratégias que visam aproximar o tutorado e chama-lo para ação.

Entretanto, quando todas as estratégias já se esgotaram, e o funcionário não mostrou melhora, o líder deve tomar uma das mais difíceis decisões de uma empresa: a demissão.

Líder, motivos para a demissão

A demissão é o ato de dispensar ou de excluir alguém de um cargo, de uma função ou de uma atribuição. Nesse sentindo, os líderes podem demitir pessoas por diversos motivos. Alguns dos motivos mais comuns incluem o desempenho insatisfatório, o mau comportamento, a falta de comprometimento e a falta de habilidades necessárias para o trabalho.

Sendo assim, discutiremos sobre os três tipos de funcionários que você deve demitir.

 

Os três tipos de funcionários
que você deve Demitir

Aqueles que não param de reclamar

É certo que as coisas não funcionam como o esperado o tempo todo. Também é certo que o ser humano tem uma vontade, quase que inata, de reclamar daquilo que não segue os seus planos. Entretanto, em alguns contextos, esse tipo de atitude pode não ser tolerada e vista com bons olhos.

Dentro da cultura empresarial, a reclamação pode ser entendida como uma insatisfação, por parte do funcionário, da função que ele ocupa, bem como do serviço que ele executa. Sendo assim, a produtividade decaí, e a culpa pelo insucesso é do produto, é da empresa, é do outro setor, mas nunca, em nenhuma hipótese, a motivação do insucesso não recaí sobre os próprios ombros.

Funcionários com esse perfil tendem a não ser proativos, e, portanto, não se encaixam na cultura da empresa, e, muito menos corroboram com os valores da organização. Esses funcionários podem criar um clima negativo no ambiente de trabalho e afetar a produtividade da equipe.

Aqueles que não cumprem com as suas responsabilidades de forma satisfatória.

As dificuldades estão embutidas em quaisquer atividades que viemos a trabalhar. Entretanto, saber lidar com elas é uma habilidade que deve ser trabalhada constantemente. No contexto empresarial essa habilidade é ainda mais requerida.

Isso porquê a entrega de uma demanda com erros despende mais investimento para a empresa, que terá sempre de repassar o serviço para outro profissional.

Portanto, os funcionários que não cumprem com as suas responsabilidades são aqueles que não conseguem realizar as tarefas que lhes foram atribuídas, ou que quando realizam acabam realizando com erros ou com atrasos. Esses funcionários podem atrasar o progresso da empresa e causar problemas para os seus colegas de trabalho.

Aqueles que não se importam com feedbacks.

O feedback é de suma importância para a tomada de decisões e orientações na relação entre gestor e colaborador. É por meio desse diálogo que podemos identificar o grau de satisfação de nossos colaboradores, suas dificuldades, sucessos e a contribuição para a melhora dos resultados.

É de suma importância que um líder sempre crie momentos e espaços para a troca de feedback, e, que, por sua vez, os tutorados aceitem as observações e busquem melhorias.

No entanto, em alguns casos, alguns funcionários não conseguem aprender com os erros, e acabam repetindo o mesmo padrão, levando, assim, a uma série de erros que podem minar a sua vaga na empresa.

Portanto, podemos dizer que esse funcionário não se esforça para melhorar sua condição, bem como não está disposto a aprender e a crescer na empresa. Logo, como consequência dessas atitudes, essa empresa pode estagnar seu desenvolvimento, além de dificultar a implementação de novas estratégias.

A demissão é um processo que envolve a rescisão do contrato de trabalho entre um empregador e um funcionário. A palavra “demissão” pode ser usada para se referir a uma situação em que o empregador dispensa o funcionário ou quando o funcionário renuncia ao seu emprego.

Existem várias motivações que levam a decisão da demissão, dentre elas temos o não cumprimento das atividades de forma satisfatória, a não aceitação de feedbacks e a reclamação exagerada por parte dos funcionários.

De modo geral, essas três atitudes são vistas como intoleráveis dentro do contexto empresarial, e, portanto, um líder eficaz é preciso ter um olho clínico para identificar esses três tipos de funcionários. Caso contrário, a empresa pode sofrer consequências negativas como o aumento da rotatividade, a diminuição da produtividade e o aumento dos custos.

Conclusão

O feedback é de suma importância para a tomada de decisões e orientações na relação entre gestor e colaborador. É por meio desse diálogo que podemos identificar o grau de satisfação de nossos colaboradores, suas dificuldades, sucessos e a contribuição para a melhora dos resultados.

É de suma importância que um líder sempre crie momentos e espaços para a troca de feedback, e, que, por sua vez, os tutorados aceitem as observações e busquem melhorias.

No entanto, em alguns casos, alguns funcionários não conseguem aprender com os erros, e acabam repetindo o mesmo padrão, levando, assim, a uma série de erros que podem minar a sua vaga na empresa.

Portanto, podemos dizer que esse funcionário não se esforça para melhorar sua condição, bem como não está disposto a aprender e a crescer na empresa. Logo, como consequência dessas atitudes, essa empresa pode estagnar seu desenvolvimento, além de dificultar a implementação de novas estratégias.

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