Liderança – 7 Razões que as Pessoas Pedem Demissão do Líder

Liderança – 7 Razões que as Pessoas Pedem Demissão do Líder

 

Segundo pesquisa de liderança realizada pela empresa de recrutamento Michael Page, em 2019, oito de dez funcionários que pediram demissão tiveram como motivação seu próprio chefe. Esse fato diz muito sobre o papel de um líder na empresa, bem como a falta de uma atuação satisfatória desse líder para com seus tutorados.

Nesse contexto, é válido ressaltar, brevemente, o papel da liderança em uma empresa. De modo geral, a liderança é um dos papéis mais importantes na empresa, pois é ela quem vai guiar o rumo da organização e motivar os funcionários. Portanto, o profissional que ocupa esse cargo deve ser capaz de inspirar os colaboradores a darem o melhor de si, para que a empresa possa atingir seus objetivos.

Portanto, em uma empresa que o profissional dessa área é incapaz de prover a motivação e a organização não há sucesso, e muito menos perspectiva de futuro. Logo, a demissão parece a solução mais sábia a se tomar.

Embora muito se fale sobre a essencialidade desses dois pilares no papel do líder, é válido ressaltar que existem outras deficiências nas funções de um líder que também motivam a demissão.

Sendo assim, você destacará as 7 razões pelas quais as pessoas pedem demissão.

O que faz você um bom líder?

Antes de detalharmos as falhas de um líder, que são responsáveis pela demissão de muitos, é interessante frisar o que define um bom líder.

A resposta para esta pergunta pode até ser um pouco pessoal, no entanto, há alguns atributos que são comumente considerados como sendo importantes para um bom líder. Esses atributos incluem a capacidade de inspirar os outros, a capacidade de ouvir e considerar as opiniões dos outros, a capacidade de tomar decisões difíceis e a capacidade de liderar pelo exemplo.

Para além dessas características gerais, um bom líder também deve ter competências técnicas e comportamentais, ou seja, treinamentos e habilidades aprendidas com o convívio e trabalho em campo, respectivamente.

Trocando em miúdos, podemos dizer que um bom líder é aquele que possui uma boa formação e bastante experiência no mercado.

Entretanto, embora haja essas duas competências desenvolvidas, alguns profissionais ainda não estão completamente capacitados para o desenvolvimento dessa atividade, levando seus tutorados a demissão.

 

Liderança: 7 razões pelas quais
as pessoas pedem demissão

 

Líder Laissez-faire

Ao passo que o líder deseja ser ouvido, é importante que o líder esteja presente e disposto a escutar para que os seus colaboradores possam tirar dúvidas, conversar e interagir de forma presencial.

Dessa forma, podemos dizer que é desejável que o líder precisa seja acessível para ouvir as demandas dos funcionários, para orientar o trabalho e para superar os desafios que todas as organizações enfrentam.

Quando essas atitudes esperadas estão ausentes, ou seja, deixam de ser feitas, ou são deixadas para depois (laissez-faire) pelo líder, não a formação de uma relação estável e referencial entre o líder e o colaborador.

Líder que não reconhece resultados

O feedback positivo se faz necessário pois demonstram reconhecimento do serviço, e, consequentemente motiva os funcionários a continuarem e aprimorarem os seus serviços. Entretanto, nem todo líder é capaz de reconhecer essa outra “face da moeda”.

Isso porquê o feedback negativo já está arraigado na conduta do líder, que visa podar qualquer atitude negativa para o sucesso da empresa. Entretanto, como já mencionamos, o reconhecimento de um bom trabalho é importante para a motivação dos funcionários. Logo, a falta desse reconhecimento pode causar insatisfação e fazer com que os funcionários promovam uma série de problemas na organização, que, por fim, podem culminar em sua demissão.

Falta de um feedback negativo na liderança

O feedback negativo é importante porque ajuda a identificar áreas onde a pessoa precisa melhorar. Ele fornece uma oportunidade de crescimento e ajuda a construir um plano para se tornar melhor no futuro.

Quando esse feedback não ocorre é possível depreender que o líder não está desempenhando o seu papel de observar os colaboradores e acompanhar o seu desenvolvimento.

Falta de treinamento

A importância do treinamento em uma empresa é a principal ferramenta de gestão de pessoas de uma organização. Ele promove o aprimoramento profissional dos colaboradores, além de oferecer um crescimento pessoal e intelectual, valorizando-os como profissionais.

Com um bom treinamento, a empresa pode se destacar pela qualidade de seus serviços prestados aos clientes. Além disso, o treinamento também auxilia na melhoria dos processos internos da organização, tornando-a mais eficiente e produtiva.

Portanto, quando não há essa preocupação do líder em promover esses espaços de aprimoramento se torna impossível uma maior especialização dos profissionais, bem como não há como melhorar os serviços da empresa, e muito menos não há uma perspectiva de crescimento do profissional.

Líder que não delega não tem liderança

A delegação de tarefas é importante para que o líder possa se concentrar nas atividades mais relevantes do cargo. Sendo assim, outros membros da equipe podem desempenhar outras funções, ao passo que são acompanhados pelo líder.

Essa atitude é de extrema importância para as relações profissionais, já que demonstra confiança. No entanto, quando o líder delega atividades e não realiza o acompanhamento há grandes riscos de tarefas mal executadas, e problemas na empresa.

Essa última situação é chamada de delargar, e não é uma boa atitude para um líder.

Falha na contratação

A formação de uma boa equipe de trabalho é essencial para o desenvolvimento da cultura da empresa. Para que isso ocorra, se faz necessário um bom processo de recrutamento, que é realizado pelo líder.

Quando não há um bom planejamento para a execução dessa tarefa, ou seja, não a criação prévia do perfil do profissional procurado, há a contratação de profissionais que não se encontram alinhados com a vaga.

Esse erro pode gera um desencontro entre aquilo que o profissional busca com o que ele faz, podendo esse ser um motivo para demissão.

Reunião em excesso

Reuniões em excesso podem ser improdutivas e até contraproducentes, pois podem interromper o fluxo de trabalho e impedir que as pessoas se concentrem.

Conclusão

A liderança é um papel fundamental para a manutenção da ordem e motivação da empresa. No entanto, quando esse papel não é bem desempenhado, o líder pode realizar o oposto do que deseja: incentivar a demissão.

Portanto, é necessário rever como anda a sua relação com seus liderados, bem como está acontecendo a condução da sua liderança para não desencadear problemas desse nível.

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