Líderes, como desenvolvê-los nas empresas
Normalmente as empresas ministram palestras e treinamentos aos líderes da empresa e ao passar a tal ficha de reação os líderes elogiam o evento, mas sempre fica a dúvida: Os líderes estão realmente utilizando no dia a dia o que foi aprendido no treinamento?
Pensando nessa dúvida cruel, algumas empresas americanas desenvolveram um novo formato para se desenvolver líderes, no qual fica muito claro se a o líder aprendeu os ensinamentos e se realmente está aplicando o foi dito no treinamento
Sendo assim, hoje te explicaremos como desenvolver a liderança através da metodologia americana.
Metodologia Americana para Desenvolver Líderes
A metodologia americana pode ser entendida a partir dos seus três “F”, que constituem a base do seu sucesso. A seguir os definiremos.
Feedback
O primeiro “F” está relacionado ao feedback, que nada mais é do que informar aos seus funcionários como anda os seus rendimentos, seja em relação as ações, comportamentos, execuções de atividades, dentre outras.
De acordo com Freud e Jung, 90% das nossas atitudes diárias acontecem despercebidas, e é justamente nesse lapso de consciência que deixamos passar muita informação comportamental, que pode ser decisiva para a nossa permanência no trabalho.
Portanto, o feedback se mostra de suma importância para um líder, já que a partir delas é possível observar os seus pontos positivos e seus fatores limitantes, e a partir disso realizar uma tomada de decisão a fim de modificar-se, para melhor. Entretanto, é preciso desenvolver uma ferramenta que constantemente alimente o líder com essas informações, como por exemplo a teoria do DISC e o EMTI.
Fundamento
O segundo passo da metodologia americana no desenvolvimento da liderança é o fundamento.
Esse conceito está intimamente relacionado ao treinamento do líder. Já que este conhece os seus pontos negativos e positivos, é possível se adaptar as situações para sempre dar o melhor de si. É nesse sentido que o treinamento se torna uma ferramenta essencial.
Por sua vez, a fundamentação de um líder se dá a partir da tríade inovação, engajamento e elevação das competências. A seguir detalharemos melhor a tríade.
- Inovação é uma ferramenta que permite o trabalho em equipe visando desenvolver novas tecnologias, seja para aumentar ou baratear a produção.
- Engajamento é uma ferramenta que está relacionada a motivação da sua equipe de trabalho. De modo geral, a automotivação seria o ideal, entretanto, nem todo mundo está preparado para isso. Segundo pesquisas, a terceirização da motivação se dá devido à falta de inteligência emocional, que assola 80% dos trabalhadores brasileiros.
- A Elevação de Competências se refere não só a tornar os profissionais mais habilitados – tanto para as suas atuais funções como também para outras atividades -, como também para torná-lo mais produtivo. Essa habilitação pode ocorrer, principalmente, no âmbito comportamental, onde é possível utilizar erros e acertos para aprimorar um liderado.
Fricção
A fricção nada mais é do que o acompanhamento do líder, isto é, um coach ou mentor deve estar junto ao líder verificando se ele está fazendo as mudanças apontadas no feedback e se está aplicando o que foi ensinado no fundamento (treinamento).
Esse terceiro pilar da metodologia americana se mostra fundamental na formação de líderes, principalmente no Brasil. Isso porque boa parte dos líderes não continuam o seu processo de formação ao longo dos anos, apenas adquirem a base, que é o conhecimento da metodologia, mas não a aplicam.
Desse modo, o acompanhamento pode ser realizado de duas formas: coach e capacitação de superiores. A seguir detalharemos melhor as duas formas de fricção.
- Coach: esse profissional acompanhará o líder por meio do desenvolvimento de planos de ações para promover a real mudança de comportamento e aplicação de ferramentas.
- Capacitação de superiores: essa ferramenta de fricção se baseia na capacitação de um líder superior para acompanhar o líder inferior. A partir disso, esse primeiro líder irá montar os planos de ações que guiarão os novos líderes em formação.
É válido destacar o segundo modelo de fricção, que permite a capacitação de mais de um líder na mesma empresa, elevando, assim, as suas competências, e tornando todo o processo de fricção e aplicação dos três “F” cíclico já que são os próprios líderes os responsáveis pelo desenvolvimento de novos líderes.
Conclusão – Como desenvolver líderes na empresa
O desenvolvimento de líderes em uma empresa é um processo complexo, e que exige de muito treinamento. Entretanto, existem modelos de sucesso que podem facilitar a formação de líderes, como é o caso da metodologia americana.
Essa metodologia é baseada em três “F”, o feedback, a fundamentação e a fricção. As três etapas se complementam e visam identificar os pontos positivos e negativos de um líder, treiná-los para sua melhoria, e cobrar dos líderes as mudanças aprendidas, respectivamente.
Se você está pensando em promover o desenvolvimento de líderes na sua empresa e não sabe por onde começar, participe do nosso treinamento de liderança gratuito, onde trabalharemos a tríade da fundamentação.